Tiramisù: a delícia de Treviso que ganhou o mundo

Publicada em: 04/09/2025 18:15 -

Um grande barista não apenas sabe escolher grãos, fazer ótimos cafés e identificar sabores: ele também conhece receitas que tenham café entre os seus ingredientes. E o tiramisù é uma delas!

Para fazer, tenha em casa uma dúzia de gemas, um quilo de mascarpone e meio quilo de açúcar refinado para a massa. Para os complementos, faça um bom café (de preferência, em uma moka) e não se esqueça das bolachas champagne (conhecidas como "savoiardi" pelos italianos) nem do cacau em pó para polvilhar a sobremesa depois de pronta. E sim, bastam estes ingredientes.

O que fazer com as claras depois? Amaretti, croquants de cordes ou até omelete branco.

Bata as gemas com o açúcar na velocidade máxima, até incorporar bem e afirmar. Depois, ajunte o mascarpone de uma vez na batedeira. Recomece a bater, na velocidade mínima e acelere aos poucos até homogeneizar. Isto leva pelo menos três minutos, mas tenha cuidado para não bater demais, ou a mistura se separa igual maionese que deu errado. A textura precisa ser cremosa, mas firme.

Depois, forre o fundo de um refratário com um pouco do creme: isto vai ajudar a manter as bolachas no lugar e evitar que o café encharque o fundo. Despeje o café (sem açúcar e já frio) em uma tigela para molhar as bolachinhas de leve, não até amolecer. E vá montando como você faria em um pavê, com as bolachas apertadinhas lado a lado até forrar tudo. Cubra com uma camada do creme e repita a operação com a segunda camada de bolachas atravessando/cruzando as de baixo.

Depois da última camada de creme por cima, alise a superfície deixando bem nivelada e leve à geladeira de um dia para o outro. Depois de tudo pronto, polvilhe o cacau em pó sobre o tiramisù usando uma peneira. E basta servir, que a sobremesa está pronta!

Sim, o doce é feito com gemas cruas. Mas não tenha medo, é possível pasteurizar os ovos em casa de maneira simples: aqueça água suficiente para cubrir os ovos ainda na casca a 65°C, e mergulhe os ovos por cinco minutos. Depois, transfira para uma tigela com água e gelo para que não cozinhem com o calor e sirva como choque térmico. E pronto: ovos muito mais seguros para usar!

No fim das contas, um tiramisù bem feito é como um bom café: simples, mas exige atenção e técnica, além de cuidado com os ingredientes. Conhecer receitas assim é mais uma forma de celebrar o café para além da xícara, com colheradas generosas de história, sabor e tradição.

Sábado a coluna volta com mais conteúdo apaixonado por café, sabores e mais dicas!

 

O Selo de Qualidade e Pureza ABIC garante um alimento seguro.

O que está servido em sua mesa veio do campo. Valorize o Agronegócio.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...