Espresso é um tradicional café de origem italiana com sabor encorpado, aroma intenso e uma espuma cremosa na superfície - conhecida como "crema" e que é um sinal de extração bem feita.
O método para se obter um espresso envolve injetar água quente sob alta pressão (equivalente a pelo menos nove atmosferas) através de grãos de café finamente moídos e prensados: por isso a importância de uma máquina adequada! Este processo cria uma bebida com uma concentração maior de sólidos suspensos e dissolvidos em comparação a outras técnicas.
O espresso serve como base para outros estilos de servir café, para receitas e até coquetéis.
Há quem diga que escrever "espresso" esteja errado... Mas não: este é o nome correto e verdadeiro, e foi dado justamente por ser um café extraído sob pressão, e não com significado de "rápido" - embora fique pronto em até trinta segundos. Além do mais, essa nem é uma palavra em português.
Segundo informações do Istituto Nazionale Espresso Italiano, um espresso italiano certificado precisa de aproximadamente 7g de café moído e água aquecida a 88°C, injetada a 9 BAR de pressão por entre 25 e 30 segundos. O resultado deve render aproximadamente 25ml a uma temperatura de 67°C na xícara, e os teores seriam de pelo menos 100mg de cafeina e no máximo 2mg em gorduras.
Qualquer espécie de grão e intensidade de torra pode ser usada na preparação. Tanto que, ao norte da itália, preferem torras mais claras e, ao sul, torras mais escuras. Porções variam, como doppio (a dose dupla), ristretto (o famoso "curto" - bem concentrado) e lungo (feito com mais água).
O primeiro a patentear um equipamento para preparação instantânea de bebidas de café foi Angelo Moriondo, em 1884. Porém, sua máquina não fabricava porções individuais como as de hoje. Dezessete anos depois, o mecanismo foi aperfeiçoado por Luigi Bezzera, e a patente comprada por Desiderio Pavoni - que começou a manufatura industrial de máquinas numa oficina em Milão.
Mais do que uma bebida, o espresso é o resultado de tradição, técnica e paixão concentradas em uma única xícara. Cada gole carrega séculos de história, ciência e cultura que continuam inspirando baristas, engenheiros e amantes do café ao redor do mundo! Sabendo de tudo isso, você nunca mais vai saborear um espresso do mesmo jeito - vai degustar cultura.
Quinta-feira que vem a coluna estará de volta por aqui com mais sabor e aroma de curiosidade!
O Selo de Qualidade e Pureza ABIC garante um alimento seguro.
O que está servido em sua mesa veio do campo. Valorize o Agronegócio.